quarta-feira, 29 de julho de 2009

Sanna Annukka

Sanna é uma ilustradora, meio inglesa meio finlandesa, admiradora da natureza e do folclore. Em grande parte de sua infância passou vários verões em vilarejos da Finlândia acampando, nadando, pescando e explorando as florestas. Essa vida selvagem de onde ela cresceu inspira bastante o seu trabalho profissional. Outra influência é o Kalevala, a epopéia nacional da Finlândia, - bem estranho isso, mas é um texto sobre o folclore, feito a partir de uma reunião de antigas canções populares que permaneceram vivas na tradição oral das populações finlândesas, e parece ser um coisa bem importante por lá; deve ser tipo a gente saber as músicas de carnaval - que é de onde veio a maior parte de sua inspiração para a coleção Primavera/Verão da Marimekko.

Mas Sanna também tem outros trabalhos de ilustração, inclusive a primeira obra reconhecida de seu portfolio foi a capa do segundo CD da banda Keane, 'Under the Iron Sea', e desde então todos os outros encartes tem a assinatura de Annukka. E não é só isso, ela também faz estampas lindas, com seus desenhos super ricos de traço inconfundível, pra mim ela desenha tão bem quanto escolhe a paleta de cores pra as ilustrações, conseguindo uma harmonia perfeita. Seus animais, plantas e ícones também aparecem em editoriais ou impressos em tecido e papel, como são comercializados alguns de seus desenhos, como obras de arte.





Marimekko - e olha que linda e gigantesca a produção dos tecidos.




Keane - algumas das capas dos álbuns.



Estampas.




Editoriais.



Serigrafia em tecido.



Posters - que normalmente são obras assinadas e numeradas.

Sempre que eu vejo os trabalhos de Sanna Annukka não sei se queria ter tudo o que ela faz ou se queria ser ela mesmo. I Love Sanna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário