sexta-feira, 26 de junho de 2009

Design de superfície por Lovekiwi

Para começar vamos colocar pingos nos is.

Formada em design gráfico, eu, Mariana, decidi viajar a Londres em junho de 2008 para fazer três cursos de verão na Central Saint Martins College of Art and Design. Um dos cursos que escolhi era intitulado por "Surface Pattern Design", para mim, até então, uma denominação desconhecida. Chegando lá fiz meus dois outros cursos antes, o primeiro dava uma geral em algumas bases do design, como: tipografia, fotografia, ilustração e advertising, o outro era mais experimental, pra soltar as ideias, fazendo 100 projetos em 5 dias.

Em seguida veio o terceiro, último e esperado curso de estampas! Eu estava realmente curiosa pra ver o que era aquilo de fato e, especialmente com este curso, aprendi que design não está apenas na tela do computador, mas também em papéis coloridos, pincéis, tintas, aquarelas, colagens, desenhos mal feitos, xerox de livros etc. Era assim, experimentando, que eramos encorajadas (no feminino mesmo) a fazer nossos desenhos.

Depois dessa experiência vejo cores e formas com um olhar diferente, meio que querendo decifrar rapport e decorar alguma paleta de cor que achei interessante. Com o passar do tempo, e principalmente depois de voltar pra Recife, decidi que era com estampas que queria trabalhar. Fui me aprofundando mais no assunto, e hoje, inclusive, conheço mais lugares e referências de Londres do que quando estive lá, e sempre tenho vontade de voltar e ver tudo de perto.

Enquanto isso não acontece, costumo viajar todos os dias para São Francisco, Helsinki, Portland, Paris, Londres, Estocolmo, Gotemburgo e várias outras cidades através dos blogs que visito. E foi nessas viagens, físicas e virtuais, que eu conheci grandes nomes do "Surface Design" (ou design de superfície) como Marimekko, Orla Kiely, Edhoim Uilenius.


Dando uma olhada em seus sites e em seus produtos acho que fica bem "ilustrado" o que design de superfície significa. Até porque não existe uma explicação verbal definida sobre esse termo, como bem aprendi numa oficina do Revela Design em Recife com Renata Rubim, a responsável por introduzir o termo no Brasil na década de 80.

"Essa designação é amplamente utilizada nos Estados Unidos para definir todo projeto elaborado por um designer, no que diz respeito ao tratamento e a cor utilizados numa superfície, industrial, ou não". "O Design de Superfície abrange o Design Têxtil (em todas as especialidades), o de papéis, o cerâmico, o de plásticos, de emborrachados, desenhos e/ou cores sobre vários utilitários (por exemplo, louça). Também pode ser um precioso complemento ao design gráfico quando participa de uma ilustração, ou como fundo de uma peça gráfica, ou em web design"*.

É por tudo isso que neste novo espaço quero compartilhar as coisas bonitas que vejo por aí e principalmente apresentar os produtos que aos poucos eu estou desenvolvendo pela Lovekiwi, meu estúdio de Design de Superfície.

*Essas definições estão no livro Desenhando a superfície, de Renata Rubim.





Nenhum comentário:

Postar um comentário